Então, você acabou de receber uma oferta de emprego e precisa educadamente dizer: "Obrigado, mas não, obrigado". Se o salário é muito baixo ou não se encaixa na cultura, há muitas razões para recusar uma oferta de emprego.
Esta é apenas uma parte padrão dos negócios, mas você nunca esteve nessa posição. Se você já fez uma pesquisa de emprego antes, sabe como é estranho enviar a carta de rejeição!
Mas, ei, seus objetivos de carreira são o que mais importa aqui. É melhor rejeitar um trabalho que não é adequado do que aceitá-lo de qualquer maneira e ser infeliz.
Lembre-se de que existe uma maneira correta de recusar uma oferta de emprego. Evite queimar todas as suas pontes aderindo a este processo de três etapas.
Responda, assim que possível
Digamos que a carta de oferta seja enviada para sua caixa de entrada. O que você faz?
A) Ignore-o e continue assistindo sua tv
B) Responder imediatamente
Você sabe a resposta, chefe. Não deixe um gerente de contratação pendurado quando ele lhe enviar uma oferta de emprego. Isso é super importante porque eles podem se virar e oferecer o emprego a outro candidato no processo de contratação.
Se você demorar uma eternidade para responder, estará ocupando um lugar que nem quer. É meio rude. Planeje responder pelo menos antes do fechamento dos negócios quando receber uma oferta de emprego que não deseja.
Torne pessoal
Embora não haja nada de errado em enviar um e-mail rápido expressando que você não está interessado, o e-mail nem sempre esclarece o assunto. Pode até parecer frio ou indiferente se você não prestar atenção ao seu texto.
Embora você deva mandar alguma coisa por escrito (mais sobre isso em um segundo), você também deve ligar para o gerente de contratação explicando que está recusando o trabalho. Sabemos que você provavelmente não quer chamá-los, mas é uma coisa educada e profissional a se fazer. É extremamente útil se você também deseja manter contato com futuras oportunidades de emprego.
Escreva um email profissional
É uma boa ideia elaborar sua resposta por e-mail antes de conversar por telefone com o gerente de contratação. Dessa forma, você tem pontos principais do que precisa dizer. Ele também garante o que você diz ao telefone e o que há no seu e-mail.
Siga esta fórmula para criar o e-mail perfeito "não, obrigado":
- Seja grato: Esta empresa se saiu mal e lhe ofereceu um emprego. Isso é muito legal da parte deles! Sempre agradeça ao gerente ou recrutador de contratação pela oportunidade.
- Indique um motivo específico: não deixe esse empregador se perguntando por que você os recusou. Explique brevemente por que o trabalho não é adequado para você.
- Ofereça-se para manter contato (se você estiver falando sério): talvez o cargo em si não tenha sido adequado ou o salário seja muito baixo, mas você tenha gostado da empresa. Se você se vê trabalhando com essa empresa novamente, ofereça-se para manter contato com futuras oportunidades de emprego.
Aqui está um exemplo que reúne todos esses elementos:
Querido gerente de contratação,
[Seja grato] Muito obrigado por oferecer esta oportunidade com a empresa. Foi uma decisão difícil, mas, após uma análise cuidadosa, decidi recusar sua oferta generosa.
[Indique um motivo específico] Devido ao salário e benefícios desse cargo, concluí que não sou o adequado para esta oportunidade.
[Ofereça-se para manter contato] Mais uma vez, obrigado por sua generosidade. Aprecio seu tempo e estou interessado em aprender mais sobre futuras vagas na Empresa que possam ser mais adequadas. Por favor, mantenha contato caso surjam oportunidades futuras.
Muitas felicidades,
Seu nome
Curvar-se graciosamente
Receber uma oferta de emprego é muito lisonjeiro. Mas, às vezes, depois de passar pelo processo de entrevista, você percebe que um trabalho não é para você. Não se sinta pressionado a aceitar um emprego apenas porque ele é oferecido a você; você tem todo o direito de recusar. Siga este script para recusar educadamente um trabalho sem queimar pontes.
Agora, o que acontece se você não for contratado pelas empresas certas? Aqui estão algumas razões pelas quais você ainda não está conseguindo um novo emprego.